• Subprocuradoria-Geral de Planejamento Institucional

REGIÃO NORTE CENTRAL - População se reúne para discutir o combate à corrupção

Centenas de pessoas se reuniram na noite desta segunda-feira, 10 de junho, na cidade de Califórnia, na região Norte Central do Estado, em audiência pública realizada por promotores de Justiça do Ministério Público do Paraná. Na pauta do encontro, estiveram temas como o combate à corrupção e o Movimento Paraná Sem Corrupção e a PEC 37 – Proposta de Emenda à Constituição que pretende retirar o poder de investigação criminal do Ministério Público.

O evento foi realizado no Salão Paroquial da Igreja Católica de Califórnia, na Praça São Francisco de Assis, que tem capacidade para 800 pessoas. Participaram da abertura do encontro: as promotoras de Justiça Kelly Vicentini Neves Caldeiras (Marilândia do Sul), Rayanne Hage (Grandes Rios) e Viviane Moraes Gerelus (Sertanópolis); os juízes Rodrigo Luis Berti (Faxinal) e Karina de Azevedo (Marilândia do Sul); o prefeito de Marilândia do Sul, Pedro Sergio Mileski; a prefeita de Califórnia, Ana Lúcia Mazeto Gomes; o chefe de gabinete de Rio Bom, José de Andrade, representando o prefeito de Rio Bom; e o presidente do Observatório Social de Apucarana, Mauro de Oliveira Carlos.

Durante o encontro, as promotoras de Justiça falaram aos presentes sobre a importância da participação social em todos os temas de interesse público, e sobre o papel do Ministério Público na defesa da sociedade. “A audiência pública é um canal extremamente importante pela adesão da comunidade, principalmente para debater temas que atingem diretamente a todos. O Ministério Público não é um órgão apenas acusatório e isso nós trazemos para os cidadãos: o MP atua em diversas áreas, principalmente como fiscal da lei e defensor da sociedade”, explicou a promotora de Justiça Kelly Vicentini Neves Caldeiras.

A promotora de Grandes Rios, Rayanne Hage, falou sobre o Movimento Paraná Sem Corrupção e sobre a participação de todos os setores da sociedade civil, do poder público e dos meios de comunicação no combate à corrupção. Falou, também, sobre voto consciente, transparência, e sobre atos de corrupção, que não se restringem, apenas, aos ocupantes de cargos públicos.

Viviane Gerelus, promotora da comarca de Sertanópolis, falou aos presentes sobre os direitos civis e da redução da maioridade penal, tema que entrou novamente em pauta após o assassinato de um universitário de 19 anos por um adolescente de 17, que estava às vésperas de completar 18, em São Paulo.

Por fim, a promotora de Justiça Kelly Caldeiras falou novamente aos presentes, sobre a Proposta de Emenda Constitucional nº 37. O projeto está marcado para discussão no Plenário da Câmara Federal no próximo dia 26 de junho e pretende modificar a Constituição Brasileira a fim de retirar o poder de investigação criminal dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal. Na prática, se aprovada, a emenda praticamente inviabilizará investigações contra o crime organizado, desvio de verbas, corrupção, abusos cometidos por agentes do Estado e violações de direitos humanos.

Mobilize-se!

O Ministério Público do Paraná, com o slogan: “Faça valer o seu voto”, intensifica a mobilização contra a PEC 37. Para isso, o hotsite da campanha foi reformulado e passou a destacar as fotos e o posicionamento dos parlamentares paranaenses que irão participar da votação da Proposta. A campanha convida os cidadãos a manifestarem o desejo de não aprovação da PEC, diretamente aos deputados federais do Paraná, por meio de mecanismo que permite o envio de mensagem automática.

Acesse a página e envie sua mensagem aos parlamentares.

REGIÃO NORTE CENTRAL - População se reúne para discutir o combate à corrupção REGIÃO NORTE CENTRAL - População se reúne para discutir o combate à corrupção
REGIÃO NORTE CENTRAL - População se reúne para discutir o combate à corrupção REGIÃO NORTE CENTRAL - População se reúne para discutir o combate à corrupção
REGIÃO NORTE CENTRAL - População se reúne para discutir o combate à corrupção
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem